Sabemos que Deus não é um ser imponente e distante que enviou seu Filho com UMA LISTA DE REGRAS A OBEDECER E RITUAIS A PRATICAR. A missão de Jesus era nos convidar para o amor, para a relação com Deus Pai descrita por Ele.
Mas o que fizemos?????
Transformamos a mensagem fundamental de amor em UMA INSTITUIÇÃO, EM PODER, EM TRABALHO, EM CULPA, EM CONFORMISMO E MANIPULAÇÃO.
Tudo isso soterrou o verdadeiro amor.
Em Éfeso, a Igreja estava formando falsos professores.
Na Galácia, conseguiu que todos observassem os rituais do Antigo Testamento.
Atualmente vem convencendo as pessoas a cooperarem com seus programas, sem perceber quanto essas práticas as distanciam da vida com Deus.
É mais fácil perceber o problema quando se trata da circuncisão em Éfeso do que quando se trata de ir à igreja aos domingos.
Mas ambas as práticas podem levar à mesma coisa: crentes entediados e desiludidos, repetindo gestos e rituais vazios da vida com o Pai.
Não é interessante ver como um grupo de pessoas que estão juntas regularmente acaba desenvolvendo um estilo, seja na forma de se vestir e falar, seja nos comportamentos aceitos e nas músicas que gosta de cantar? Não fica claro, aqui, o que é ser um bom cristão. Será que o chamado bom cristão não é aquele que tem comportamentos aceitos e aprovados pelo grupo a que pertence? Será que fazer perguntas incômodas não é malvisto e até condenado?????
(trechos de "Por que você não quer mais ir a igreja? - Waine Jacobsen e Dave Coleman")
As instituições nos ensinaram a fazer várias coisas por acreditar que elas nos tornam mais aceitáveis por Deus.
Se não as fizesse nos sentiríamos culpados (regras e regras, doutrinas humanas)!!!
Se cumprirmos, somos destaques na "igreja"!
A maioria das coisas que conseguimos na vida é fruto do nosso desempenho.
Mas não a nossa relação com Deus.
Essa relação não está baseada no que fazemos, mas sim no que Ele Fez!!!
(isso nós ainda não aprendemos!)
Isso que a "igreja" nos faz... (ao menos em mim!)
Pra terminar...
"Eu não creio que a Igreja desencaminhe as pessoas. Aqueles que estão à frente de certas instituições religiosas talvez sim, mas é bom não confundir isso com a Igreja como Deus A Concebe."
Que Deus Nos Abençoe!!!
Rámysson Pereira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário